A BELEZA DA ORAÇÃO CONSISTE NO FACTO DE QUE O ABRIR DO NOSSO CORAÇÃO É TÃO NATURAL COMO O DESABROCHAR DE UMA FLOR. PARA QUE UMA FLOR ABRA E FLORESÇA BASTA ESPERAR; PORTANTO, SE ESPERARMOS, SE NOS AQUIETARMOS E ASSIM PERMANECERMOS QUIETOS E SILENCIOSOS, O NOSSO CORAÇÃO ESTARÁ INEVITAVELMENTE ABERTO E O ESPÍRITO BROTARÁ DENTRO DO NOSSO SER. FOI PARA ESTE FIM QUE FOMOS CRIADOS. JONH MAIN, OSB (1926-1982)

domingo, julho 15, 2007

MEDITAÇÂO

Frei Gerry Pierse

Fr Gerry Pierse (1940-1999) era um padre Redentorista que nasceu em County Kerry, Irlanda. Foi para as Filipinas em 1961, com 21 anos, como seminarista e aí foi ordenado em 1964. Nos primeiros anos do seu ministério serviu, sobretudo, em missões rurais. Mais tarde foi pároco em três paróquias redentoristas antes de se tornar prefeito do seminário mais importante.

Mais tarde especializou-se em dar retiros. Este apostolado coincidiu com o seu aprofundamento da oração contemplativa. Inspirou-se muito nos ensinamentos do monge benedictino John Main, outro irlandês. Da sua experiência da prática da Meditação Cristã, formou e orientou grupos de meditação na sua paróquia e na prisão provincial.

Gerry Pierse tinha um dom com as palavras que tornava os seus ensinamentos sempre simples, claros e eficazes. Num curto espaço de tempo produziu cinco livros para ajudar outros a trilhar e perseverar no caminho da meditação cristã. Quando dava conferências sobre meditação, ele tinha o dom extraordinário de iluminar os ensinamentos com estórias interessantes, anedotas divertidas e um humor irónico. As comunidades de meditação nas Filipinas, na Irlanda, em Singapura, na Austrália, na Malásia e nas Maurícias beneficiaram muitíssimo dos seus ensinamentos. Esta série de Meditatio Talks foi compilada de gravação das suas conferências a grupos de meditação nessas regiões.

Gerry Pierse morreu a 12 de Julho de 1999 num acidente enquanto nadava em Queensland, na Austrália. O seu corpo foi encontrado nos rochedos de Gold Coast. Há algo que causa profundo respeito no modo como ele voltou para o Pai. Para Gerry, o mar e as rochas eram a casa. O mar e as rochas eram o lugar onde os monges celtas de antigamente encontravam o silêncio e Deus. Isto era particularmente verdade para os que viviam em Skelligs, no sul de Kerry. Pedimos para que ele agora descanse com Deus, as suas rochas e a sua força.

Gerry Pierse