Para reflectir... Ditos dos Padres do Deserto
No século IV d.C. os desertos da Palestina, Egipto, Arábia e Pérsia foram habitados pelos primeiros ermitas cristãos, que tudo deixaram numa profunda busca de Deus. São os ditos destes homens que um dia Thomas Merton apelidaria de a 'sabedoria do deserto'.
Diziam os anciãos: “A oração é o espelho da alma”.
Dizia um ancião: “Nada faças sem rezar e nunca te arrependerás”.
O abade Pastor dizia: “Quaisquer que sejam os teus sofrimentos, a vitória sobre eles está no
silêncio”.
Pai Abraão disse de um homem de Scete que era um escriba e não comia pão. Um irmão veio a ele para copiar um livro. O velho homem cujo espírito estava absorto em contemplação, escreveu, porémmitindo algumas frases e sem pontuação. O irmão, tomando o livro e desejando pontuá-lo, notou que faltavam palavras. Então disse ao ancião, "Pai, faltam algumas palavras." O ancião disse-lhe, "Vai e pratica primeiro o que está escrito, depois volta e eu escreverei o restante."
O verdadeiro Pai Theophilo, o arcebispo, veio um dia a Scete. Os irmãos que estavam reunidos disseram ao Pai Pambo, "diga algo ao arcebispo, de modo que ele fique edificado." O ancião respodeu-lhes, "se ele não estiver edificado pelo meu silêncio, não ficará edificado pela minha fala."
O Pai Isidore, sacerdote, disse "se tu jejuas regularmente, não te enchas de orgulho, mas se tu te vanglorizas por causa disso, então é melhor que comas carne. É melhor para um homem comer carne do que se inflar com orgulho e gloriar-se de si mesmo.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home